CUIDADOS COM MURO DE ARRIMO

Veja detalhes de como fazer o muro de arrimo e quais os cuidados contra infiltração, escoras e se usa blocos ou tijolos.

Existe uma forma básica para fazer o muro de arrimo, e em todas não economizar é ganhar no futuro, pois deve ser bem reformado, por isso veja detalhe de quais os procedimentos para deixar você tranquilo evitando os transtornos com vizinho e também problemas com trincas.

Os passo para fazer o muro de arrimo são:

1 – Afaste a terra pelo menos 1,5m para poder trabalhar tranquilamente.

2 – A escolha entre tijolo e bloco, o tijolo dura mais tempo e é mais resiste a anos de umidade e impacto. Usar tijolo deitado

3 – A ferragem deve ser de acordo com o tamanho e altura, mas use sempre barras mais grossas.

4 – Distância entre as colunas também depende o tamanho do vão, mas no máximo entre 2 metros caso o tamanho seja pequeno, em média em um terreno de 12m colocar pelo menos 6 pode ser mais seguros, e se a altura for de 4 metros de arrimo, use pelo menos 3 vigas de concreto. Não usar treliça.

5 – Tanto na massa como no concreto pode usar impermeabilizante, principalmente no reboco.

6 – Aplicação de manta asfáltica, é importante para evitar umidade, e deve ser aplicada do lado do aterro. é 100% garantido se a aplicação for bem feita.Manta asfáltica

Seguindo todos esses procedimento, terá um arrimo bem feito, veja a foto de como usar as pontas de apoio.

Muro

Os apoios, são extremamente necessário parra arrimos com vãos acima de 4m e que tenha pelo 15m vão. Deve ser feito como esta na foto, é o melhor exemplo.

Depois do arrimo, caso venha já construir, deve tomar muito cuidado, pois deve pelo menos deixar encharcado e socado pelo menos entre 2 a 3 semanas, com isso evita as trincas, lembrando que onde for mais fundo, deve furar mais a broca para garantir a segurança da obra. Caso seja sobrado é obrigatoriamente fazer a sapata.

Caso tenha dúvida e queira mandar a medida, ou quantidade cúbica de terra, podemos calcular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *